quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Jornal do Dia manipula para atacar a Frente Popular

Engajado na campanha de Lucas Barreto, apesar de não tratar disso de modo honesto e transparente com seus leitores, o Jornal do Dia se esmera na manipulação dos fatos com o objetivo de atingir o candidato Camilo Capiberibe e, como já fez sem sucesso no primeiro turno, também a deputada federal reeleita Janete Capiberibe e o senador eleito João Alberto Capiberibe.
Usando jogos de palavras inadequados ao jornalismo promove ideias discriminatórias, típicas dos regimes sectários e totalitários – e não dos regimes democráticos que defendem e respeitam as diversidades; reclama de censura quando há o pleno funcionamento das instituições democráticas e se mostra saudosista dos métodos da ditadura militar para defender a candidatura à qual aderiu, mesmo que, no intuito de apresentar-se imparcial e isento, não declare sua escolha aos leitores.
Em pleno regime democrático, no exercício dos direitos que a democracia possibilita, dentre eles a liberdade de imprensa, pela qual Janete e João Capiberibe renunciaram a parte da sua vida pessoal, o Jornal do Dia usa como fonte de pesquisa o site “Ternuma”, que congrega os pensamentos remanescentes mais despóticos e tiranos da ditadura militar, os mesmos que fizeram alvo em João e Janete Capiberibe mais de uma vez. João e Janete eram alvos por defenderem a democracia, a liberdade de imprensa e de expressão. Aqueles que os perseguiam, adeptos do totalitarismos, da força bruta, da opressão.
Quando, praticamente, todos os setores da sociedade brasileira se esforçam no sentido de consolidar a democracia, a simpatia do Jornal do Dia por aquele site torna-se, no mínimo, peculiar.
A matéria publicada nesta quinta, 21, com o título “Bolsa Estupro”, para atacar mais uma vez o candidato da Frente Popular, ofende o leitor pelas inverdades que contém. O co-autor do projeto citado na matéria panfletária do Jornal do Dia não integra o Partido dos Trabalhadores. Nem o deputado autor da proposta ao qual o projeto citado está anexado. Nenhum dos dois encontrou no Partido dos Trabalhadores abrigo para suas suas ideias esdrúxulas e de incentivo ao crime.
O projeto de lei 1.763/2007 não foi aprovado, ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e, portanto, não há lei federal que pague a malfadada “Bolsa Estupro”. Uma pesquisa jornalista preocupada com a verdade constataria isso em menos dois minutos.
Proposta com tamanho descalabro não tem o apoio dos parlamentares da Frente Popular, conhecidos pelas suas posições em defesa da vida defesa, dos direitos da mulher e da integridade dos diversos segmentos reconhecidamente legais e honestos que compõe a sociedade brasileira diversa e, por isso, dinâmica e rica.
Ambos os partidos são conhecidos pela sua luta histórica em defesa da igualdade de gênero, da vida, da não violência, do respeito à lei, da democracia, da justiça social e da verdade. Fora dela o debate democrático não se sustenta e não passará de uma ditadura daqueles que se julgam acima das leis estabelecidas pela maioria constituída democraticamente e pela vontade livre do conjunto da sociedade, a quem tentam, de qualquer forma, impôr exclusivamente as suas próprias.

Nenhum comentário: