quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Camilo Capiberibe pediu à Eletronorte o Linhão do Bailique. Luz Para Todos estava pronto.




Dia 06 de junho de 2008, na assessoria da deputada Janete Capiberibe, acompanhei o deputado Camilo Capiberibe e a deputada Janete Capiberibe em reunião com a diretoria da Eletronorte para apresentar o abaixo assinado dos moradores do Arquipélago do Bailique pedindo a construção do linhão para levar energia firme do continente até às ilhas. Não havia, até então, nenhum pedido para a construção deste linhão pela estatal. Foi pela iniciativa dos socialistas e pela reivindicação dos moradores do Arquipélago que a Eletronorte decidiu por esta obra que não seria de sua alçada, conforme ofício que foi enviado pela Eletronorte ao deputado Camilo Capiberibe no dia 03 de julho seguinte.



Na época, distribuí a nota abaixo, com a manifestação da Eletronorte ao hoje candidato a governador pelo estado do Amapá, sobre a implantação da nova fase do Luz para Todos. Camilo Capiberibe tratou pessoalmente da inclusão do Bailique na 2ª fase do Luz Para Todos no Amapá, planejada pela própria Eletronorte por determinação do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.
O estado do Amapá é o único estado da federação onde o Luz Para Todos está sendo realizado diretamente pelo Governo Federal, por meio da Eletronorte, por que o Governo Estadual estava insolvente e não poderia receber os recursos federais para realizar o Luz Para Todos por meio da sua estatal de energia - CEA.

Eletronorte assume compromisso de construir o Linhão do Bailique
A construção do Linhão do Bailique, que levará energia firme do continente ao arquipélago, está prevista no segundo cronograma de obras do Programa Luz Para Todos, do Governo Federal. A segunda fase atenderá 19 mil famílias em todos os municípios do Amapá e, diretamente, 1.624 famílias das comunidades do Arquipélago do Bailique.
A informação consta de correspondência da Eletronorte em resposta ao requerimento da deputada federal Janete Capiberibe e do deputado estadual Camilo Capiberibe, que estiveram em audiência no órgão em junho passado. Naquela audiência, os parlamentares socialistas ouviram do assessor direto do presidente a Eletronorte, José Benjamin Souza Carmo, que a forma mais viável para a construção do Linhão era mesmo sua inclusão as obras do Luz Para Todos, como decidiu a estatal ao atender o pedido dos socialistas.
“O atendimento ao Arquipélago do Bailique está previsto no segundo programa de obras (beneficiando aproximadamente 1.624 famílias / 8.120 pessoas). Para viabilizar este atendimento será necessária a construção da Linha de Transmissão Rio Amazonas - Bailique (com travessia sub-aquática), garantindo desta forma o fornecimento de energia firme para o Arquipélago.”, afirma, em ofício, o Diretor-Presidente da Eletronorte Jorge Palmeira.
No Amapá, o programa Luz Para Todos é tocado pela Eletronorte, já que a insolvência e má gestão da CEA a proíbem de pegar qualquer tipo de financiamento. “O Amapá seria o único estado do país sem o Luz Para Todos se a Eletronorte não tocasse o programa”, disse o assessor direto do presidente a estatal, José Benjamin Souza Carmo, à deputada Janete e ao deputado Camilo. Outra possibilidade é o investimento de recursos próprios da Eletrobrás, transferindo o patrimônio para a CEA, “mesmo sabendo que nunca vamos receber”, frisou Souza Carmo.
Reserva – A construção do Linhão a partir de Santa Luzia do Pacuí, no continente, até o Arquipélago do Bailique é estimada em R$ 5 milhões. Segundo a deputada Janete Capiberibe, em 2001, o então governador João Alberto Capiberibe (PSB), antes de deixar o cargo para concorrer ao Senado Federal, havia reservado R$ 4 milhões para a obra.

Nenhum comentário: