quarta-feira, 19 de março de 2008

O melhor dinheiro... ops, democracia

Na minha cruzada anti-EUA de hoje, fiquei curioso com a "arrancada" do ultra-direitista republicano McCain sobre os democratas-enrolados-petistas Barack Obama e Hilary Clinton nas eleições norte-americanas.
Lembrei-me logo de Dom Quixote de La Mancha e de Sancho Pança, ops, de Michael Moore e Greg Palast.
As eleições que George Bush não ganhou mas levou sobre Al Gore, em 2001, tiveram inúmeros fatos pitorescos - para não tascar logo suspeitos - que garantiram a vitória do partidário de McCain. Só para citar um, a quantidade de negros e latinos que estavam em "situação irregular". Eram, majoritariamente, eleitores de Gore. Esta "triagem democrática" foi feita na Flórida, estado governado pelo irmão por Jeff Bush. Quando todas as pesquisas davam a vantagem de Gore, a CNN tascou uma pesquisa que apontava a vitória de George sem qualquer sombra de dúvida. O diretor de jornalismo, por coincidência, era o primo de Bush. Todo mundo foi atrás.
Mesmo assim, Gore teve mais votos populares numa contagem absolutamente controvertida, quando foram anuladas sessões inteiras onde as pesquisas apontavam sua vantagem.
Curiosamente, atual e fabulosa recuperação de McCain, defensor incondicional da guerra do Iraque - e do lucro que rende aos sócios de Bush - ocorre na mesma hora em que as manifestações contra a guerra se avolumam. Uma contradição que levanta suspeitas. O cenário e as ferramentas parecem idênticos ao que deu a não-vitória a Bush, mas o levou à Casa Branca.
De novo, vou dar trabalho: o documentário "Fahrenheit 11 de setembro", de Moore, tem um capítulo exclusivo à eleição de Bush. E o livro do jornalista Greg Palast "A melhor democracia que o dinheiro pode comprar" - que serviu de roteiro a Moore no tal capítulo - esmiúça as informações.
Faz enrubecer, para usar uma palavra menos comum, quem tiver o mínimo de compreensão do que é uma democracia. Com certeza, nem para si mesmos, os EUA são bom exemplo de democracia. E lá vão eles carimbar os outros de ditadores... Ah, sim, a história do dinheiro... Boa leitura!

Nenhum comentário: