domingo, 9 de março de 2008

Lançado o PIG

Vi nos blogs dos jornalistas Paulo Henrique Amorin (Conversa Afiada) e Luiz Carlos Azenha (Vi O Mundo) o lançamento do "PIG" - Partido da Imprensa Golpista. E não faltam informações para mostrar como a mídia nacional prima mais ou menos pela "liberadade" e "independência", conforme estão em jogo os interesses "nacionais". Na linguagem da elite, interesses do Brasil, são os seus próprios.
Três exemplos recentíssimos que mostram como se comporta a mídia nacional em relação ao governo do peão nordestino que chegou à presidência da República:
1 - o lançamento do programa de urbanização de três favelas cariocas, que investirá R$ 1,14 bilhão (leia mais aqui) não encheu a capa nem dos diários cariocas. Nem pelo ineditismo que têm. Aliás, não faltam os que chamam de paternalista, eleitoreiro, demagógico, populista. Seria diferente se as obras fossem na orla da praia de Copacabana ou se o presidente a subir o morro fosse o "sociólogo" FHC! Talvez por que elite nunca vai ao morro mesmo. De vez em quando prá comprar drogas. Já Lula, como é "peão" mesmo, bom, não é novidade, ele é de lá mesmo.

2 - Final do ano passado. A mídia nacional revelou sua aliança com DEM (PEFELÊ) e PSDB para derrubar a CPMF, que isentava os trabalhadores com renda até três salários mínimos por meio de uma compensação no INSS, mas juntaria, neste ano, cerca de R$ 40 bilhões da classe média e da elite para financiar a saúde e os programas de bolsa aos pobres do Governo Federal. Em nenhum momento se ouviu que os trabalhadores com renda até três mínimos eram isentos. A mídia comemorou com a oposição. Semana passada, outro baque sobre a saúde pública - que boa parte da classe média só usa quando seu plano de saúde não cobre e a elite só usa por decisão judicial, quando o custo do tratamento seria elevado demais. Os partidos de oposição comemoraram o vencimento da Medida Provisória que suplementava recursos permitindo o reajuste da tabela do SUS, que paga os serviços prestados por profissionais ou instituições privadas ao sistema público de saúde. Leia-se, paga os serviços no atendimento à saúde dos pobres. Esqueceram-se que eles mesmos defendiam reajuste da tabela por que "a saúde pública é um caos". Todo mundo quer um serviço público de saúde com qualidade e melhor remunerado. Menos a oposição. Claro, eles não usam serviço público de saúde. Nada na imprensa, e quando surgir, é por culpa do governo, que apresentou o reajuste por meio de Medida Provisória.

3 - O Governo está pelas tabelas para tentar aprovar o Orçamento da União 2008 por conta da obstrução permanente dos partidos de oposição. Os recursos do Orçamento são aqueles que servem para financiar obras, pagar folha, fazer transferências, investir em educação e saúde, e por aí afora. Como estamos em ano eleitoral, a oposição quer ver o país se arrebantar para tentar que o PT e alguns partidos coligados se dêem mal nas eleições municipais. A partir do final do mês, se o orçamento não for aprovado, o governo federal não terá como fazer transferências, continuar obras, etc. Aí, a oposição terá "argumentos" nas eleições municipais. Ah, sim, e a culpa é do Lula, esqueci disso, enquanto em anos anteriores, a mídia toda voltava-se contra a oposição. Sim, só quando a oposição era o PT. Hoje, ninguém houve falar em irresponsabilidade da oposição. Claro, é tudo farinha do mesmo saco.

Alguém tem dúvida sobre por que os índices de aprovação do Governo Federal e do presidente Lula crescem sem parar? Parece que o "povão" se deu conta de quem é quem nesse jogo.

Nenhum comentário: