sábado, 17 de novembro de 2007

Paulo Leduc no Roda Viva


Segunda, dia 19, o cineata Paulo Leduc é o convidado do Programa Roda Viva, que vai ao ar às 22h40min na TV Cultura. O programa é gravado. Um bom programa para quem é ligado em cinema. Ou mais, cinema e militância política.

Paul Leduc filmou pouco em seu país, mas ganhou importância e expressão pela busca de um cinema independente no México.

Assim como o Brasil, o México também teve um momento de renovação do cinema nos anos sessenta. Paul Leduc aproveitou-se da proximidade com o Cinema Novo Brasileiro para dar ao seu trabalho a marca política e social do chamado Cinema Militante.

Roteirista, produtor e crítico, ele é um dos diretores mais identificados com o cinema latino-americano. Seus filmes não são conhecidos pelo grande público, mas fazem sucesso entre a crítica especializada e do público que acompanha festivais e mostras internacionais de cinema.

Com mais de 50 trabalhados realizados, sendo 10 longas, Paul Leduc esteve no Brasil em julho. Ele foi o principal convidado e homenageado no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo de 2007.

Participam como convidados entrevistadores:
Leon Cakoff, crítico de cinema e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Hugo Sukman, crítico de cinema do Canal Futura; Maria do Rosário Caetano, jornalista, colaboradora do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo e da Revista de Cinema e autora do livro "Cinema latino-americano, entrevistas e filmes"; Claudia Erthal, editora do programa Metrópolis da TV Cultura; Maria Dora Mourão, professora d o departamento de cinema, rádio e tv da Escola de Comunicação e Artes da USP, representante da América Latina na Cilect, entidade internacional do ensino de cinema e televisão e presidente do Forcine, Fórum Brasileiro do Ensino de Cinema e Audiovisual; Ricardo Calil, crítico de cinema da revista Bravo!

Apresentação: Paulo Markun


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h40.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva

Um comentário:

Luciana Capiberibe disse...

Oi Sizan, legal que voltaste, espero também que dessa vez seja para ficar. Abs,