domingo, 25 de novembro de 2007

Guerra dos Tucanos


Vai pegar fogo, nesta segunda-feira, 26, o Roda Viva. Depois da convenção do PSDB, que deu o tom da disputa com o PT, Sérgio Guerra deve vir com as armas em riste prá cima do Governo Lula.
A tecla que os tucanos devem continuar batendo é a do 3º mandato de Lula, apesar dele mesmo ter desautorizado qualquer ação dos aliados neste sentido quase um milhão de vezes. Sem ter como baixar a popularidade de Lula, os tucanos viram este indício como um prato cheio para um "presidente golpista", do mesmo modo que tratam Chavez e Fidel.
A sorte dos tucanos é que não é FHC que vai ao programa. Seria um conto de fadas, tal é a capacidade dos tucanos - com respaldo da mídia paulista - de criar e fazer render suas histórias.
Como os tucanos, volto ao tema do 3º mandato. Esta discussão só interessa a eles próprios. Como Lula não teria nenhuma dificuldade de se tri-eleger, caso quisesse estender seu mandato como FHC o duplicou, os tucanos brincam com a simpatia da maioria do eleitorado a Lula, inflando a possibilidade de que ele vá para mais um mandato. Como nem Lula quer o golpe da reeleição (ops, reeleição foi dos tucanos), da tri-eleição, tendo assim que apresentar outro candidato, pode se criar no eleitorado de Lula uma frustração e negação ao concorrente a sucessão.
Vejamos o que nos dirá Sérgio Guerra.

Sérgio Guerra
Presidente do PSDB

O PSDB realizou, nesta semana, o Congresso e a Convenção Nacional do partido, que definiram as novas diretrizes e propostas da legenda. O principal partido de oposição ao Governo Lula anunciou mudanças e elegeu novos dirigentes.

O Partido da Social Democracia Brasileira foi fundado no dia 25 de junho de 1988, e nasceu sob a liderança de políticos como o ex-Governador Franco Montoro; o Senador Mario Covas, o Senador Fernando Henrique Cardoso, o Senado Afonso Arinos e o Senador José Richa. Atualmente, o PSDB governa 6 estados e tem 13 senadores e 57 deputados em exercício no Congresso Nacional.

O convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira é o novo presidente da legenda, o senador pernambucano Sérgio Guerra, que substitui o senador Tasso Jereissati no comando do partido. Ele tem a responsabilidade pelos novos rumos do PSDB, que tem em sua plataforma, entre outras coisas, uma reforma política e propõe o voto distrital.
Sérgio Guerra é economista e trabalhou 14 anos na iniciativa privad a antes de iniciar a carreira política, em 1983.

Participam como convidados entrevistadores:
Alexandre Machado, diretor e apresentador do programa Opinião Nacional da TV Cultura; Carlos Marchi, repórter e analista de política do jornal O Estado de S. Paulo; Merval Pereira, colunista do jornal O Globo e comentarista do canal Globonews e da Rádio CBN; Renata Lo Prete, editora do Painel do jornal Folha de S. Paulo; Alon Feuerwerker, editor de política do jornal Correio Braziliense; Leandro Fortes, correspondente da revista Carta Capital em Brasília.

Apresentação: Paulo Markun

PS.: O Roda Viva vai ao ar a partir das 22h40min.

Nenhum comentário: