terça-feira, 27 de novembro de 2007

Brasil no 1º mundo

Boa a notícia que o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - do Brasil chegou a 0,80 e agora o país está entre os que têm alto índice de desenvolvimento humano. Ora, todo mundo sabe que ainda falta muito para termos uma situação de desenvolvimento humano decente, mas se viu que basta fazer pouco para a situação melhorar.
Pelo histórico, há um crescimento constante, quase natural. Não dá prá negar, no entanto, que as políticas sociais do Governo Lula deram um bom empurrão ao atender o espectro mais fragilizado do conjunto social.
Faltou considerar dois pontos muito importantes:
a fragilidade para que este IDH se sustente, já que nunca foram feitas no país reformas estruturais essenciais que resultem efetivamente na distribuição da riqueza e da renda do país, como a reforma agrária.
as regiões têm grandes desigualdades entre si. No mesmo Distrito Federal que se vangloria da maior renda per capita também se encontram pessoas tão pobres e miseráveis quanto no Nordeste. Com o agravente de estarem nas barbas do poder.
Quem ler os comentários da matéria do G1 também vai ver que há "xenofobia" interna, que incentiva a desigualdade e distancia da busca de soluções; há visões tão amplas quanto as da janela de um apartamento no centro de São Paulo e outras cujas críticas são tão consistentes quanto o projeto de nação que "exigem". Afinal, a notícia é boa. Será que há tempo de virar capa de todos os jornais como seria em tuc'anos passados?

Nenhum comentário: