sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Liberal sim, maluco não.

Esclarecedora a matéria "Vozes liberais", do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, revista Carta Capital, edição 475. Nem no ícone do capitalismo mundial se pretende que o mercado se regule por si só. Diferente do que querem os "motores do desenvolvimento nacional". A quebradeira na economia norte-americana se deve ao "neo-liberalismo", diferente do que quiseram os fundadores dos Estados Unidos da América e igualzinho vinha fazendo FHC e sua trupe.
O capitalismo precisa dda intervenção do Estado. Por si só, comete excessos que radicalizam a desigualdade social. Ah, sim, FHC é discípulo não dos liberais, mas dos conservadores norte-americanos. E por aí vãos os escritos de Belluzzo, baseados em três lançamentos recentes de Krugaman, Reich e Al Gore, e na sua inquestionável capacidade de análise. Sim, eles não disfarçam o viés político da sua análise.
Aliás, toda a revista está excelente. Mino Carta em Um peso e quatro medidas e Cabo de guerra na telinha, André Siqueira, Leandro Fortes e Márcia Pinheiro em As batatas do vencedor, Cynara Menezes em Mas o povo desconfia, Eric Nepumoceno em Poder à Maioria, esta sobre a rebelião da elite à decisão da maioria indígena boliviana, Antônio Luiz Costa em Mais do que mero papel e por aí afora. Vale ler antes que chegue a nova edição. O link está aí ao lado.
Vou ver se consigo postar algumas aqui.

Nenhum comentário: