domingo, 23 de dezembro de 2007

Fuja da caixinha!

Confesso que se dependesse de mim, as tais caixinhas de Natal, nesse ano, continuariam vazias. Longe da caridade natalina, que isso merece um post só prá ela. O que deveria ser um reconhecimento, me apareceu de outra maneira. Se não, vejamos. Por que as caixinhas de Natal só estão nos pontos onde ficam os trabalhadores com menor remuneração? E, normalmente, o patrão até incentiva que o seu "colaborador" a coloque, por que engorda o orçamento do funcionário sem emagrecer o saco do patrão. Se seu objetivo fosse o reconhecimento pelo trabalho prestado, por quê nunca as vejo no consultório médico, no do advogado, no escritório do patrão, em cada guichê do atendente do banco, só para considerar várias categorias e diferentes.
Se fosse o reconhecimento pelo trabalho, por que não aumentar a remuneração ao trabalhador durante todo o ano??
A caixinha de Natal é um "programa de distribuição de renda" não oficializado, restrito há uns poucos dias do ano, em caráter pouco significativo. Permite que alguns pobres trabalhadores a mais torrem sua caixinha de Natal no shopping ou na loja mais próxima, entrando no "clima natalino festivo", já que o seu 13º já dançou na conta da farmácia ou do mercadinho. Assim, não se sentem tão excluídos. Que boa idéia!!
Cheguei à conclusão que, com a caixinha de Natal, estaria contribuindo para manter a dsigualdade social. Ou não? No Natal, você deposita uns trocados na caixinha do pobre trabalhador e ele vai considerar você uma pessoa maravilhosa pelo resto do ano, mesmo que você não pague com dignidade pelo trabalho que ele ou outros trabalhadore lhe pretem.
Funciona direitinho!
E lá se vai, para o seu casebre, o trabalhador feliz com seus algozes que lhes são bons no Natal!!
Sob este aspecto, não colaborei para o Natal Feliz de ninguém.
Minto, ao menos três pessoas que colaboram muito de perto receberam seu presentinho de Natal, como reconhecimento, como desejo de valorizar a relação pessoal.
Espero que, no decorre dos anos, junto com a desigualdade social, sumam também as caixinhas de Natal. Esmola só faz bem para quem precisa aliviar sua consciência.

Nenhum comentário: